Dispositivo LDR

Olá a todos. Pretendo apresentar o funcionamento de dispositivos LDR, para que todos possam aplicar de diversas formas em seus projetos.
Quando se fala em automação e robótica se fala na realidade em sensores. Não é possível automatizar nenhuma função se você não souber o que esta acontecendo (sem sensoriamento). Nós Humanos possuímos diversos sensores naturais como de temperatura, pressão, visão, audição entre muitos outros; e da mesma maneira existem diversos tipos de sensores eletrônicos para realizar tarefas similares.

Para introduzi-los ao funcionamento dos sensores escolhi o dispositivo LDR, sigla em inglês de Light Dependent Resistor que traduzido significa Resistência Dependente de Luz, também conhecido como fotoresistor. Como o próprio nome indica, trata-se de um componente em que sua resistência elétrica muda de acordo com a intensidade de luz que incide sobre ele.


É um componente fabricado em material semicondutor de alta resistência elétrica. Fisicamente falando ocorre que os fótons de luz incidente excitam elétrons para a banda condutora, aumentando a mobilidade elétrica e diminuindo a resistência.

Em outras palavras, quanto mais luz, menor será sua resistência; e quanto menos luz (ou escuro), maior será sua resistência. Isto permite obter a intensidade de luz como se fosse um olho artificial, mas com apenas a informação de claro e escuro.
Apenas esta única informação já permite diversas aplicações, como acionamento de lâmpadas automaticamente, detecção de dia e noite ou, até mesmo identificar a direção de um foco de luz, etc.

Existe uma única dificuldade em se utilizar este componente, quando esta no escuro a resistência é alta e a corrente elétrica é pequena, mas quando esta com muita luz a resistência tende a cair para poucos ohms, o que acarreta em uma alta corrente, podendo danificar alguns circuitos.

Por isso é recomendável utilizar sempre o fotoresistor (LDR) em um circuito de divisor de tensão. Desta forma, quando a resistência for mínima a corrente elétrica não será muito alta, pois existirá uma resistencia fixa limitando-a.

Este circuito pode ser facilmente montado em placas furadas e pode ser conectado em um conversor analógico/digital de um Microcontrolador ou placa Arduino para controlar um sistema maior.

Um circuito de exemplo de utilização do LDR pode ser observado clicando aqui.

Espero que tenham compreendido oque se trata um LDR e que continuem acompanhando este que parece ser a introdução para um mini curso em eletrônica. Aproveitem ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sensor de Luz LDR

Ponte H: Controlando Motores DC

Arduino: Eletônica para Todos